27 março 2009

 


SOB O SOL DE QUEM NÃO PENSA POR SI

Eu acho terrivelmente ridículo o pedantismo de quem escreve e não apresenta condições de emitir uma própria opinião, ainda que nas entre linhas. Digo isso porque há por aí um monte de “bananas” que é capaz de escrever/citar talvez todas as linhas, ou talvez as mais belas frases de qualquer filósofo ou escritor, mas sequer é capaz de tecer um pensamento propriamente seu. Parece que, fora a linha de raciocínio do outro, a pessoa aparenta ser mais um poço vazio que espera aberto o inverno chegar. São pessoas que não sabem que a fraqueza de possuir uma biblioteca na cabeça inibe a fruição do pensamento autônomo. Não que aqui eu esteja pregando o “não à leitura”. Não é isso. Mas é que a leitura só é algo que instiga nosso pensamento, tornando-o saudável, quando constrói nosso senso crítico e quando ela nos torna capazes de enxergar com nossos próprios olhos, sem ter que necessariamente estarmos o tempo todo com nossa opinião à mercê do binóculo de outrem. Tá bom, vá lá que a gente ache algum pensamento por aí que ajude a elucidar o nosso, e nos utilizemos dele para fazer o sol do que queremos dizer por fim surgir. Agora fazer com que cada raio solar que surja de nossa mente se torne a luz a qual não temos e não sabemos como construir um eclipse, é uma luz de vela ao vento. Penso que as leituras, os vários livros, os diversos pensadores e escritores, entre outros, devem ser consultados sempre e continuamente. Conquanto não sejam todos elencados numa só linha de um texto, aos montes, para atestar a infertilidade de quem não consegue pensar por si. O certo é que eles nos dão elementos para refletir e formarmos nossa opinião própria, e não para fincarmos uma barreira intransponível em nosso pensar e dogmatizar uma verdade. Tanto é que a leitura só é algo que realmente surte efeito em nossa vida quando descobrimos que ela é um dos frutos da desgraça do homem, porque o faz abrir mais os olhos para que é real. Mesmo quando estamos com os olhos da alma cegos de não ver nada no que não dizem os outros.

Comments:
Ei bichinho, escrevesse antes de mim...
Te entendo perfeitamente. É verdade, tem gente por ai que com seu blog, me faz sentir assim: "Quando vou ler estou com muita vontade, quando vou comentar esbarro no bloqueio... é como se eu tivesse com vontade de cagar e encontrasse a porta do banheiro publico fechada, entende?...
 
Ah, acho que nem sempre a pessoa que nao escreve suas opinioes,necessariamente nao tem opinião, simplesmente, algumas pessoas conseguem se expressar atraves da palavra escrita, outras não!

As vezes, eu me expresso atraves de frases e versos, porque ainda bem que tivemos gênios que conseguiram sintetizar sentimentos e idéias em poucas palavras ou muitas palavras!!!!

SEm duvida a leitura é para todos... já a escrita....
 
Vamos excluir todo o pensamento humano e começar do zero. Massa. Ah, vamos excluir a bíblia, citam ela que só a gota. Acho que citar demostra erudição, mas sei que em 'alguns casos' torna-se pedante. Mas é preferivel citar do que utilizar o pensamento alheio e dizer que é seu.

BjO migo
 
uahsuhs
então vamos iniciar uma nova forma de falar e pensar, a começar pela nossa língua,
repetir e repetir é o inferno para o raciocínio
mas falando sério; o que gosto de ler mesmo é a opinião pessoal, vlw waguinho!!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?