03 dezembro 2008

Casarão da Praça Dom Moura: um pouco de sua história (Garanhuns-PE
Em estilo neo-clássico, o casarão da praça Dom Moura, nº 44, foi construído em 1919, por José de Almeida, seu primeiro proprietário – que foi ainda comerciante e ex-prefeito de Garanhuns. O responsável pelo projeto arquitetônico do casarão foi o italiano Bruno Giorgio, contratado pelo próprio José de Almeida. O casarão possui todo seu madeiramento, do assoalho e lambri, importado do Pará. Seu segundo proprietário foi o grande líder político de Garanhuns, Antônio Souto Filho, que acolhia seus correligionários e amigos no porão do casarão, que até então era muito aconchegante – provido de móveis de jacarandá – onde passava horas; local que funcionava também o seu gabinete, seu “quartel general”. A arquitetura deste casarão é ímpar na cidade, uma vez que mantém conservado todo traçado arquitetônico predominante nas primeiras décadas do século XX. Ressalte-se ainda que sua construção foi efetivada num período em que o café vivia seu apogeu.
Após o desfrute de Souto Filho, o casarão foi durante muito tempo habitado pela família do Sr. Wilson Santana Neves – um médico aposentado.
Sendo assim, depois de passar por um bom período sem nenhum inquilino, a Prefeitura de Garanhuns adquiriu este casarão não só com o intento de preservá-lo, mas também com o propósito de reunir documentos e fotografias que contem a história de Luiz Inácio Lula da Silva, desde seu descerrar em Garanhuns até sua pujança como Presidente da República.
reflita um pouco sobre isso.
te amo.
meu jornalista querido.
<< Home