15 novembro 2007

 

foto: Raduan Nassar


Neste post, transcreverei o capítulo 22 do livro Lavoura Arcaica (de Raduan Nassar), publicado em 1975. A meu ver, um dos melhores livros da literatura brasileira. Vale a pena lê-lo. Primeiro, pela singularidade espetacular do narrador-personagem. Depois, porque é um dos poucos livros que conseguem manter uma densidade psicológica tão original. Sem delongas, vale a pena lê-lo porque esse livro se afasta de confrontos, conflitos ou semelhanças com outro qualquer. Confiramos:


22

“...e quanto mais engrossam a casca, mais se torturam com o peso da carapaça, pensam que estão em segurança mas se consomem de medo, escondem-se dos outros sem saber que atrofiam os próprios olhos, fazem-se prisioneiros de si mesmos e nem sequer suspeitam, trazem na mão a chave mas se esquecem que ela abre, e, obsessivos, afligem-se com seus problemas pessoais sem chegar à cura, pois recusam o remédio; a sabedoria está precisamente em não se fechar nesse mundo menor: humilde, o homem abandona sua individualidade para fazer parte de uma unidade maior, que é de onde retira sua grandeza; só através da família é que cada um em casa há de aumentar sua existência, é se entregando a ela que cada um em casa há de sossegar os próprios problemas, é preservando sua união que cada um em casa há de fruir as mais sublimes recompensas; nossa lei não é retrair mas ir ao encontro, não é separar mas reunir, onde estiver um há de estar o irmão também...” (Da mesa dos sermões.)

Comments:
vim por aqui para rever lugares já visitados... pois é de sonho que se tece o meu caminhar...
ainda caminho ao longe para descobrir a cor do amor...
até uma próxima vez...


ps.: ainda estou ausente
 
É uma literatura linda e que teve uma filmagem merecedora!!!
 
kkkkkkkkkkkkkkk

(risos)
 
nooooooooossa, que tudo!!!

assisti o filme e enlouqueci de tanta beleza, imagine quando eu ler o livro?!

se não viu o filme, veja, vale a pena.

beijos, querido e boa semana

MM.

ps: seu perfil, quando você deixa comentários, está sem o endereço do seu blog, é assim mesmo? e se alguém quiser conhecer seu blog a partir do que leu numa caixinha de comentários qualquer?!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?