29 dezembro 2006

 

O FIM DE SADDAM (OU O CUSTO DA DIGNIDADE HUMANA)

"Nós ouvimos seu pescoço quebrar", disse Sami al-Askari. A imprensa mundial anuncia o fim de Saddam."Foi muito rápido. Ele morreu imediatamente". Pelo menos até agora, não se sabe os detalhes de sua morte, em contrapartida, sabe-se do júbilo que goza uma boa fatia da massa iraquiana. O ex-ditador fora condenado por ter sido responsável pela morte de 148 xiitas (povo de uma das facções do islamismo), em 1982. Condenado ao enforcamento. O peso de seu próprio corpo a desfiar a corda e a gravidade. Ou seja, caixão e vela preta pra ele.

Conquanto haja rebuliço no mundo inteiro no que concerne a execução de Hussein, há Governos de países, a exemplo o Governo de Portugal, que aproveitaram a deixa do “caso Saddam” para mostrar sua posição extremamente avessa à pena de morte, considerando-a “contrária à dignidade humana”.

Só para que percebamos o que custa a “dignidade humana” para Saddam, vejamos (só) algumas de suas façanhas; feito isso, averigúe leitor, a esmola que é para esse ex-ditador a pena de morte:


- Em 1983, a execução de 8.000 membros da tribo Barzani, um potente clã curdo ao qual pertence o chefe do Partido Democrata do Curdistão e atual presidente do Curdistão, Massoud Barzani
- Em 1988, durante a guerra Iraque-Irã (1980-88), a aviação iraquiana lançou agentes químicos sobre Halabja (nordeste). Este bombardeio foi o maior ataque a gás contra civis: cerca de 5.000 curdos iraquianos, na maioria mulheres e crianças, foram mortos em alguns minutos, e 10 mil feridos.
- Em 1991, Saddam esmaga a rebelião xiita no sul do Iraque, deixando milhares de vítimas, depois da derrota do exército iraquiano no Kuait por uma coalizão internacional liderada pelos EUA

E agora, cabe um exame de consciência a nós, espectadores da história da Humanidade: O que de construtivo trará a execução de Saddam para a própria Humanidade? Será apenas mais uma morte inútil? Acho que estas são questões que devem ser bem pensadas; lógico, que, considerando a totalidade das atrocidades que o ex-presidente iraquiano fez com a vida de milhares de pessoas inocentes, pois sabe-se que vendo isto, o raciocínio humano só pôde conceber uma execução. E você, o que pensa em relação a este fato?

Comments:
eu penso
penso muito
e caio.

aconselho q assista ao filme "A vida de David Gale", com kave space e kate winslet. traz a discursão a pena de morte. o filme e tendencioso. o q n o invalida como filme excvelente.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?