05 dezembro 2006

 

DO EGOÍSMO E OUTROS ELEMENTOS


"Atracados, os olhos vermelhos, baba no canto da boca, uns bichos."
(Graciliano Ramos)


Não sei. Mas nessa minha infausta vida de eterno aprendiz tenho sofrido como o diabo. (Se é que o diabo sofre!) Tenho a sensação de que a vida é um caroço mesmo. Caroço sem fruta, diferente. É amargurante dá importância a certas coisas na vida que nem se sabe se no final vai ter importância alguma até pra você mesmo, como por exemplo, perder a madrugada - como faço - em frente a um computador parindo linhas que quiçá fiquem frias, mortas, inertes na tela de uma máquina. Outras pessoas devem ter outras coisas mais interessantes pra fazer, como por exemplo Sexo.
Sim, em especial os casais. Ainda não sou casado, e isso é o melhor que posso dar de mim nessa madrugada. Enquanto sei que existem maridos e esposas em suas camas por aí criando mundos e se divertindo embaixo de seus lençóis, fico escrevendo, mudo. Se ao menos fosse casado poderia ter o sexo como fuga a essas madrugadas rotineiras. Teria uma esposa para comentar algum livro, e após isso teríamos o sexo como personagem do cotidiano de um mundo a dois. Isso mesmo, o sexo. Falar em amor me trava. Gosto do sexo porque ele é egoísta e não mantém nenhum compromisso com a fidelidade de sentimentos. O amor é democrático, implica igualdade nos direitos, retidão.
Se tomarmos o exemplo o nosso país então, entedemos melhor a coisa. Embora seja a democracia o melhor sistema para reger o gosto da coletividade, não há necessariamente uma exclusiva garantia à felicidade geral, nem tampouco igualdade. É isso mesmo, a democracia ainda impede que gozem em harmonia. Já o egoísmo é uma luta contra si mesmo, ninguém perde. Escrever por outro lado também é um ato democrático: não garante a felicidade geral, nem tampouco a igualdade. Mesmo assim, me enfio nestas linhas, sem estar ereto, mas mole como bosta de burro; sem sono, escutando os gemidos do casal de vizinhos (que moram ao lado esquerdo de minha casa) transado há uns 7 minutos, sem democracia, egoísmo ou mesmo gosto de fruta doce, sem caroço.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?