03 novembro 2006

 

A MORTE DE TONHA

Tonha morreu. Sim, há poucos dias. Lavou roupa durante muito tempo lá em casa. Não foi uma morte trágica nem dolorosa. Há dias que ela esperava - com a boca cheia de riso - a culminância da falência múltipla de seus órgãos. Mas não foi sequer uma espera angustiante. Antes de tudo, além de ter consciência de sua desgraça, ela parecia olhar nos olhos das pessoas com muito vigor, e um vigor que crescia cada dia a mais. Fiquei ponderando sobre a força e aceitação de sua própria morte. Nunca se mal disse, nem tampouco se lamuriou. Expirou no meio da tarde do dia de finados. Dia bom de morrer, bem simbólico, penso. Afinal, também não sei se existe um dia bom pra se morrer? Acredito que o dia bom pra se morrer deve ser quando a gente se sentir à vontade pra se retirar do plano terrestre. Sim, esse deve ser o dia.
Acho que muito dos infortúnios do homem vem de sua ignorância enquanto seu poder de criação. E, como o homem é um ser muito criativo, criou também essa imagem de desgraça que a morte tem. Uma imagem que não abateu Tonha. Ih... e agora? será se ela também vai lavar roupa lá no céu? .(sim, porque tenho certeza que ela deve está no céu). É difícil responder. Primeiro, porque não se sabe se Deus usa roupas ou pratica nudismo, se tem dinheiro pra pagar ou se é um tremendo velhaco, se tem próprias lavadeiras ou se ele mesmo tem máquina de lavar etc. São questões que devem ser pensadas delicadamente.
No entanto, ficam encravadas em minha memória as boas lembranças de Tonha ao ir lá pra casa lavar roupa: vestes rotas, cabelos desembaraçados, andar acelerado, muita empolgação, pessoa sorridente (um sorriso que sempre me brindava com um hálito de cachaça: Pitú). Tonha era daquelas que preferia perder o amigo, mas nunca a piada. Quando eu era criança ela tentava me ensinar a contar umas piadas (coisa que nunca aprendi). Pois, agora espero que ela tenha me ensinado a morrer, me convencendo de que a vida é uma piada que nunca nos faz parar de rir.

Comments:
"será se ele também vai lavar roupa lá no céu?" em vez de 'ele' não seria 'ela' (Tonha).
vc mostra aqui sua religiosidade, um lado cristão. Entenda q vc vai para o céu. mas queres realmente ir para lá?
Eu mesmo irei para o inferno. tenho medo, n é medo de autura, é de Deus mesmo.

no inferno tem Fanta bicho.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?